top of page

CAIE 2020



O CAIE é um evento nacional na área da Educação, preocupado com a Acessibilidade e Inclusão de todas as pessoas nos processos educativos formais e não formais e por isso quer ser um espaço de parcerias, encontros e disseminação de conhecimento e de práticas na Educação.

Trata-se de um evento destinado a todos os públicos – Professores, futuros professores, pesquisadores, estudantes e demais usuários. Desde a primeira edição recebe participantes de todo o Brasil, e está aberto a contribuições internacionais.

A programação do CAIE é composta por oficinas, minicursos, palestras, conferências, mesas redondas, comunicações coordenadas, exposições de posters, mostra de protótipos, atividades culturais, feiras e livros.

É um evento aberto ao público e totalmente gratuito, produzido com a estrutura do IFSP e com a doação de apoiadores externos. E viabilizado pelo trabalho e empenho de voluntários internos e externos, dos servidores da instituição e pela doação de tempo e talento de profissionais experientes - expoentes de suas áreas de atuação.

A primeira edição do CAIE aconteceu nos dias 09,10 e 11 de novembro de 2016 recebendo debates, pesquisas e práticas em acessibilidade e inclusão na educação. Com o Tema - SOMOS IGUAIS NA DIFERENÇA. Contamos com a participação das prefeituras da região, apoiadores, voluntários e convidados, e nos três dias do congresso tivemos a participação de cerca de 800 pessoas.

A segunda edição aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2018, com a mesma variedade de atividades. Desta vez o tema foi “EDUCAÇÃO PARA TODOS – QUE TODOS SÃO ESTES?” e contamos com cerca de 1000 participantes nos três dias do congresso. Contamos mais uma vez com a participação de instituições públicas – Secretarias de Educação de Cubatão, Santos, Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Contamos também, entre outras, com a participação de ONGs como o ISAC – instituto Sócio Ambiental e cultural da Vila dos Pescadores de Cubatão, e da Cooperativa de pescadores Rede Balsear, de São Bernardo do Campo. Nas atividades culturais, entre outras, contamos com o Grupo ZABELÊ de cultura popular e o Coral dos servidores públicos de Cubatão.


A terceira edição acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2020, e pretende ser ainda maior e melhor – queremos alcançar mais Secretarias de Educação, mais ONGs, receber mais trabalhos de pesquisa e oferecer uma variedade de atividades à altura do desafio de dar acesso e incluir todos na educação. Desta vez esperamos um público de 1500 pessoas para discutir o problema sob o enfoque da qualidade, com o tema – Qualidade na Educação: superando barreiras.

Esperamos por você no CAIE.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page